My Photo
Name:
Location: Maia, "Dal Duero ata Lima", Portugal

Mulher para quem escrever Poesia é tão importante como respirar.

Thursday, June 01, 2006

SABORES


Sabe-me a pouco a cidade!
Sabe-me a vida demais
Sabe-me o peito a saudade
Doutras vidas ancestrais...

Sabe-me o tempo a fuligem
Das chaminés do passado
Sabe-me o rio a vertigem
De quantos se têm matado...

Por vezes o Douro sabe
A aventura, a viagem
E no coração nem cabe
A 'sprança que vem n'aragem...

Sabe-me a dor o Barredo
Sabe a iscas a Ribeira
E a Sé, sabe ao degredo
Duma vida marinheira...

Sabe o Bonfim ao pousio
Das terras por semear
E Lordelo ao bravio
Dos matos da beira mar...

Miragaia sabe à espera
Do sobe e desce do inverno
E Ramalde, nesta era
A poluição; um inferno...

Vale Formoso, sabe a flor
Campo Lindo, a oração
E a Lapa sabe ao penhor
De D.Pedro, o coração...

Vestiu de festa a cidade
Cheira a cidreira e a mosto
E mesmo em dificuldade
Traz alegria no rosto...

Sabe a cascatas velhinhas
Sardinha "pinga-no-pão"
E ao altar as Fontaínhas
Em noite de S. João!...



MARIA MAMEDE

3 Comments:

Blogger Guilherme F. said...

Maria, gran'Poetisa. Gostei muito destas palavras com o Porto À vista. Agradeço a tua passagem.
Bjs

5:44 AM  
Blogger lena said...

perfeito Maria Mamede !

Poeta por inteiro que canta o Porto a "poemar" e o transforma num hino à cidade

beijos muitos para ti, ler-te alimenta...

lena

1:43 PM  
Blogger Guilherme F. said...

O poeta finge. A alma sente. O Poeta escreve. A alma sofre. Qual dos dois é que mente?
Gostei de te ler.
Bjs

11:18 AM  

Post a Comment

<< Home